top of page
Buscar
  • Foto do escritorMão Amiga

A Inclusão No Mão Amiga


Como acontece a Inclusão no Colégio Mão Amiga?






Nosso maior objetivo na inclusão é proporcionar a equidade de oportunidades e possibilidades dentro do âmbito escolar, garantindo o desenvolvimento integral do nosso aluno. Acreditamos na educação inclusiva positiva, onde a comunidade escolar vivencia a diversidade, mostrando maior acolhimento e menos preconceito, valorizando a integração. Dessa forma, as diferenças deixam de ser obstáculos e passam a ser respeitadas a partir do momento que entendemos que o outro é diferente de mim, com suas particularidades, dificuldades e habilidades; entendendo que somos todos especiais.


Contando com uma equipe multidisciplinar, trabalhamos para integrar e incluir nossos alunos, acompanhando-os e orientando toda a comunidade escolar.


O processo tem início na anamnese, onde é realizado acolhimento familiar e entrevistas com os responsáveis a fim de compreender quais os principais pontos a desenvolver na criança que irá ingressar, suas habilidades, questões de saúde, social e histórico familiar.


Após esse processo, iniciamos o acompanhamento individual personalizado do ensino, a fim de conhecer o estudante de forma integral.


Realizamos um levantamento das habilidades e pontos a desenvolver e após, iniciamos as adaptações de acordo com a necessidade do aluno. Para isso, são oferecidas: alimentação diferenciada, atividades e materiais adaptados, adaptação curricular e estratégica, acompanhante terapêutica em suas principais dificuldades e adaptações; auxiliar em sala de aula, o PEI (Plano Educacional Individual) e o portfólio apresentado aos responsáveis.


O PEI (Plano Educacional Integrado) é uma ferramenta utilizada pelos profissionais que cada aluno de inclusão ou em investigação possui, ele é alimentado pelos psicólogos, professores e coordenadores. Nele constam dados do aluno, laudo ou hipótese diagnóstica, contatos, nome dos responsáveis, objetivo a ser alcançado, habilidades, conteúdo e estratégias a serem adaptadas; e avaliação final.


Em relação aos responsáveis, vimos a necessidade do contato maior a fim de firmar e reforçar a importância da parceria entre a escola e a família. Quando os responsáveis participam do ambiente escolar os alunos sentem-se seguros e motivados a aprender. O Departamento de Psicopedagogia junto a Coordenação e Direção, realiza o acompanhamento familiar e orienta sempre que necessário. Trimestralmente reunimos as atividades realizadas no Colégio Mão Amiga no documento que chamamos de Portfólio Individual. Nele constam os objetivos de cada matéria, fotos das atividades, vídeos e conteúdos realizados pelo aluno. O trabalho realizado é apresentado aos responsáveis.


Os psicólogos também fazem o acompanhamento com os profissionais externos, para que compreendendo todo o trabalho realizado, possam ser integrados e compartilhados, visando a melhor forma de se trabalhar e integrar nossos alunos.



Carlos Eduardo Alves e Renata Veroneze - Psicólogos do Colégio Mão Amiga


136 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Do Aconchego do Lar à Sala de Aula: Uma Jornada Compartilhada

Nos primeiros anos de vida, o lar é o universo da criança. É nele que ela dá seus primeiros passos, pronuncia suas primeiras palavras e constrói suas primeiras memórias. O aconchego, a proteção e os e

Comments


bottom of page