top of page

“Eu acredito muito que a educação com amor transforma. Percebi que essa era a minha missão”, diz Sonia Kaba Pardo

  • Foto do escritor: Mão Amiga
    Mão Amiga
  • 11 de ago.
  • 3 min de leitura

Ela mudou de carreira, descobriu na educação o seu propósito e hoje é Diretora Escolar do Colégio Mão Amiga


ree

A história de Sonia Kaba Pardo é cheia de travessias: de país em país, ela foi redescobrindo o seu caminho e pode explorar diferentes visões de mundo. Nascida em Porto Rico e vivendo no Brasil desde os dois anos de idade, ela cresceu em meio a diferentes culturas, experiências e perguntas que a levaram, com o tempo, a construir uma trajetória conectada à educação e ao desenvolvimento humano através das virtudes.


Formada em Direito pela Faculdade São Francisco (USP) e com mestrado na Espanha, Sonia logo começou a questionar se aquele era, de fato, o espaço onde poderia realizar seu propósito. “Eu acabei percebendo que o Direito não era aquilo que eu buscava. Com o tempo, fui entendendo minha paixão: estudar os fundamentos do desenvolvimento humano e descobrir o que faz com que as pessoas sejam o que elas são”, compartilha.


A inquietação aumentou quando, já morando em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e trabalhando em um escritório de advocacia, não se sentiu realizada. Foi nesse período que começou a repensar sua trajetória profissional. “O que faz com que as pessoas se tornem o que são? Por que determinada pessoa age dessa forma? Por que faz essas escolhas? Esses questionamentos começaram a aflorar muito quando me tornei mãe. O meu interesse pela educação e pela psicologia foi crescendo”, conta. “Eu tinha como objetivo claro criar e educar meus filhos para que eles fossem pessoas boas, capazes de atingirem seu potencial e que contribuíssem para o bem da sociedade de forma positiva, ética e compassiva”.


Foi durante um novo capítulo, já em Singapura, que Sonia se aproximou pela primeira vez da área da educação. Ela voltou a estudar e começou a trabalhar como orientadora escolar na Saint Josef’s Institution International (SJII), colaborando também com ações da pastoral da escola. A experiência consolidou seu interesse em atuar com crianças e jovens e em aprofundar ainda mais o seu conhecimento sobre o processo de formação humana.


Ao retornar ao Brasil, em 2015, Sonia teve o desejo de colocar em prática tudo o que havia aprendido. Assim, começou a fazer um trabalho voluntário de formação de professores em escolas públicas em cidades da grande São Paulo. Porém, com o tempo, foi percebendo que a sua atuação e impacto eram limitados por conta das exigências burocráticas do sistema de ensino do estado de São Paulo. “Eu queria participar ativamente, de forma mais intencional e direcionada, no desenvolvimento de culturas escolares que verdadeiramente favorecessem o desenvolvimento humano dos seus alunos.”


Foi em meio a essas atividades que a educadora conheceu o Colégio Mão Amiga e não demorou muito para que surgisse uma oportunidade para integrar a equipe do colégio, onde encontrou o espaço ideal para concretizar seu propósito. Agora, como Diretora Escolar, Sonia tem uma atuação muito importante na vida dos alunos e das famílias impactadas pela instituição. Seu trabalho é focado em cultivar valores e virtudes, promover o respeito e a empatia entre os membros da comunidade escolar e auxiliar na formação de pessoas de bom caráter, capazes, com qualidades humanas fortalecidas.


“Eu acredito muito que somente a educação transforma. Mas não qualquer educação. A educação tem esse poder quando alicerçada em relações empáticas, de cuidado, quando há vínculo, escuta e presença. O aluno precisa ser visto, se sentir valorizado, querido e capaz de aprender. Só assim ele pode verdadeiramente se engajar no processo de aprendizado e desenvolvimento.”


No Colégio Mão Amiga, a diretora se realiza no encontro entre formação e afeto. Seu trabalho parte de uma convicção pessoal: educar é mais do que ensinar conteúdo, é trabalhar intencionalmente e com afinco para o cultivo e desenvolvimento das virtudes humanas. Sua história mostra que mudar de caminho pode ser o início de uma descoberta mais autêntica de si e que esse movimento pode transformar não apenas uma carreira, mas muitas vidas ao redor.

 
 
 

1 comentário


Rob Kelen
Rob Kelen
29 de out.

Estou adorando aprender com o aplicativo da Promova! As lições são divertidas e me ajudam a praticar todos os aspectos da língua — leitura, escrita e fala. A interface é simples, o que torna tudo ainda mais agradável. Além disso, o aplicativos de idiomas oferece feedback inteligente e mostra onde posso melhorar. Estou aprendendo inglês muito mais rápido do que imaginei. Uma excelente escolha para quem quer estudar de forma moderna.

Curtir
bottom of page