43080705-1281503198658125-69330657668916

O Colégio Mão Amiga é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) comprometida há 17 anos em quebrar o ciclo da pobreza e impulsionar o poder transformador de cada indivíduo. Oferece educação formal de excelência para 702 crianças e adolescentes de baixa renda, da educação infantil ao ensino médio, e atividades culturais, esportivas e de desenvolvimento comunitário para mais de 300 participantes.

A OSC está localizada na periferia de Itapecerica da Serra, cerca de um quilômetro da divisa com o município de São Paulo, região de grande vulnerabilidade social: com pouca oferta de empregos formais, tráfico de drogas e violência.

Somos uma Escola

O Que Oferecemos
ong-colegio-mao-amiga-capa.png
  • Um ensino de qualidade comprovada (pelas estatísticas do ENEM e do SARESP) com todas as disciplinas obrigatórias e outras extracurriculares;

• Um Projeto Pedagógico que se pauta na formação integral, abrangendo todas as dimensões do indivíduo e o desenvolvimento de valores humanos sólidos;

• Conscientização socioambiental abordada em toda a vida escolar, com ênfase na disciplina de Participação Social e em projetos de voluntariado dos alunos;

• Livros didáticos da Editora Moderna até o 8º ano e livros e outras ferramentas acadêmicas da rede de ensino Poliedro a partir do 9º ano;

• Ferramentas Digitais, entre elas 60 chromebooks e a plataforma Google for Education, para uso de todos os alunos e colaboradores;

• Educação Infantil em tempo integral;

• Aulas de inglês desde a Educação Infantil; Atividades culturais e esportivas no contraturno escolar;

• Curso pré-vestibular para os alunos do 3º ano do Ensino Médio no contraturno escolar;

• Grande enfoque na formação dos professores por meio de fortes parcerias com escolas particulares de São Paulo;

O Que Oferecemos

Nossos Beneficiários
43080705-1281503198658125-69330657668916

Beneficiários

• O Mão Amiga atende, ao todo, 774 crianças e adolescentes de baixa renda, sendo 702 atendimentos na educação formal e 312 em cursos e oficinas culturais e esportivas no contraturno escolar. São 539 famílias atendidas e cerca de 1800 beneficiários indiretos.

• 29% das famílias possuem renda per capita mensal de até meio salário mínimo e 33% de até um salário mínimo. Todos os beneficiários residem em bairros periféricos do Município de Itapecerica da Serra/SP, nos arredores da organização.

mao8.jpg
Missão, Visão e Valores
Missão, visão e Valores
NOSSA MISSÃO

Impulsionar o poder transformador de cada um por meio da educação e de atividades socioculturais para quebrar o ciclo da pobreza

NOSSA VISÃO

Diminuir as desigualdades de nosso país através da educação, consolidando-nos como uma escola filantrópica de excelência para crianças e adolescentes de baixa renda.

NOSSOS VALORES

O COMPROMISSO COM A EXCELÊNCIA, tanto em nível pedagógico quanto organizacional, é algo que jamais abrimos mão.

O ACOLHIMENTO e a ATENÇÃO PERSONALIZADA são os pontos de partida de nosso trabalho e de nosso modelo formativo.

Acreditamos em uma FORMAÇÃO INTEGRAL que vai além dos conhecimentos curriculares, englobando todas as dimensões da pessoa humana: inteligência, vontade e afetividade.

A valorização da AUTONOMIA e do SENSO CRÍTICO são importantes tanto na formação de nossos alunos quanto na capacitação de nossos colaboradores.

Nos empenhamos para que nossos alunos e colaboradores reconheçam a importância de seu papel como agentes de TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E AMBIENTAL

Exigimos de todos uma CONSCIÊNCIA ÉTICA. Integridade, respeito, transparência e responsabilidade são premissas básicas de uma organização que visa transformar a sociedade para melhor.

Nossas ações visam a SUSTENTABILIDADE do projeto, sempre atuando dentro das melhores práticas de gestão, governança e mobilização de recursos.

Acreditamos que articular PARCERIAS seja fundamental para o fortalecimento das comunidades em que estamos inseridos e de nosso projeto.

_MG_0851_high (1).jpg
NOSSA  HISTÓRIA
2002

O Mão Amiga foi idealizado por membros do movimento católico Regnum Christi, seguindo o modelo dos colégios Mano Amiga existentes no México, Chile e em outras localidades da América Latina. O município de Itapecerica da Serra cedeu um grande terreno para a construção da escola e o médico estadunidense Dr. Nicholas Perricone financiou o início das obras.

Scan 8.jpg
2006

O Colégio iniciou seu atendimento no ano de 2006 com apenas 48 crianças de 4 anos de idade,  com o objetivo de acompanhar o seu desenvolvimento até o ensino médio, abrindo novas turmas nos anos seguintes.

Scan 2.jpg
2013

A escola tornou-se um braço da rede VIS Foundation (Villaggio for International Solidarity), uma fundação laica e independente cuja missão é auxiliar na gestão de projetos humanitários com forte potencial de desenvolvimento pelo mundo, estando comprometida com a criação, manutenção e auxílio de centros de serviços e escolas em áreas vulnerabilidade social. Hoje atua em 20 países da América Latina, da África e da Ásia.

b2b60cbb-03ff-4cf4-8a94-51f4dfe08302.jpg
2016

Nossos primeiros alunos concluíram o ensino fundamental II e precisaram deixar o Mão Amiga, já que não dispúnhamos de condições para criar o ensino médio.

1.jpeg
2018

O Mão Amiga pôde receber novamente estes alunos de braços abertos, após terem estudado por um ano nas escolas públicas. O ensino médio foi inaugurado graças ao patrocínio de dois investidores, que se comprometeram a custeá-lo por dois anos.

2.jpeg
2019

Essa turminha pioneira e corajosa, que enfrentou os principais desafios da escola, vitoriosamente concluiu a 3ª série, encerrando o ciclo da educação básica. Uma formatura que entrou não somente para a história do Colégio, mas para a Educação como um todo em nosso país, provando que o terceiro setor e o modelo de escolas filantrópicas de qualidade são uma das pontes para um futuro mais justo para todos.

unnamed.jpg