43080705-1281503198658125-69330657668916

   O Colégio Mão Amiga é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que se diferencia por ser uma escola filantrópica (com a Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social - CEBAS/Educação) que garante um ensino formal de qualidade a 660 crianças e adolescentes de baixa renda, desde a educação infantil até o ensino médio. 

A escola está localizada no bairro Jardim Santa Júlia, periferia da cidade de Itapecerica da Serra, a 1 Km da divisa com o município de São Paulo. Trata-se de uma região de grande vulnerabilidade social, uma vez que há pouca oferta de empregos, preponderando o mercado informal, o tráfico de drogas e a violência.

 

Quem Somos

 
ong-colegio-mao-amiga-capa.png
  •    Um ensino de qualidade comprovada (pelas estatísticas do ENEM e do SARESP) com todas as disciplinas obrigatórias e outras extracurriculares;
     

  •   Um Projeto Pedagógico que se pauta na formação integral, abrangendo todas as dimensões do indivíduo e o desenvolvimento de valores humanos sólidos;
     

  •    Conscientização socioambiental abordada em toda a vida escolar, com ênfase na disciplina de Participação Social e em projetos de voluntariado dos alunos;
     

  •  Assessoria pedagógica e acadêmica da Semper Altius, uma rede de colégios internacionais particulares que conta com três unidades no Brasil do Colégio Everest (Curitiba, Brasília e Rio de Janeiro).
     

  • Livros didáticos da Editora Moderna até o 8º ano e livros e outras ferramentas acadêmicas da rede de ensino Poliedro a partir do 9º ano;
     

  • Ferramentas Digitais, entre elas 60 chromebooks e a plataforma Google for Education, para uso de todos os alunos e colaboradores; Educação Infantil em tempo integral;
     

  • Aulas de inglês desde a Educação Infantil; Atividades culturais e esportivas no contraturno escolar;
     

  • Curso pré-vestibular para os alunos do 3º ano do Ensino Médio no contraturno escolar;
     

  • Grande enfoque na formação dos professores por meio de fortes parcerias com escolas particulares de São Paulo;

O Que Oferecemos

 
43080705-1281503198658125-69330657668916

Nossos Beneficiarios

  • Neste ano, temos 590 estudantes matriculados no Colégio Mão Amiga, os nossos beneficiários diretos. Ao todo são 453 famílias e 1632 beneficiários indiretos: pais, mães, responsáveis, irmãos (não matriculados) e parentes próximos que vivem com os alunos. Todos residem na periferia de Itapecerica da Serra-SP, em bairros próximos à escola.

    Entre as famílias, 90% possui renda per capita mensal inferior a um salário mínimo e meio (R$1.567,50), e 36% inferior a meio salário mínimo (R$522,50). Aproximadamente 31% dos pais e responsáveis por nossos alunos não puderam completar o Ensino Médio e somente 17% possui nível superior completo. Este quadro nos impulsiona a fazer de tudo para transformar as famílias e a comunidade através da educação.

mao8.jpg
Missão, Visão e Valores
 
NOSSA MISSÃO

Nossa missão contempla TRÊS dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para mudar o mundo! 

Romper com 
o ciclo da pobreza
rueda-companies4sdgs_open.png
download (9).png
E_SDG_Icons_NoText-04.png
....oferecendo aos nossos alunos uma educação integral de excelência, que aos conhecimentos curriculares some valores humanos,
...formando assim cidadãos transformadores, que alcancem um futuro melhor para si mesmos, para suas famílias e para as comunidades em que estão inseridos.
ods10.png
NOSSA VISÃO

Diminuir as desigualdades de nosso país através da educação, consolidando-nos como uma escola filantrópica de excelência para crianças e adolescentes de baixa renda.

NOSSOS VALORES

O COMPROMISSO COM A EXCELÊNCIA, tanto em nível pedagógico quanto organizacional, é algo que jamais abrimos mão.

 

O ACOLHIMENTO e a ATENÇÃO PERSONALIZADA são os pontos de partida de nosso trabalho e de nosso modelo formativo. 

 

Acreditamos em uma FORMAÇÃO INTEGRAL que vai além dos conhecimentos curriculares, englobando todas as dimensões da pessoa humana: inteligência, vontade e afetividade. 

 

A valorização da AUTONOMIA e do SENSO CRÍTICO são importantes tanto na formação de nossos alunos quanto na capacitação de nossos colaboradores.

Nos empenhamos para que nossos alunos e colaboradores reconheçam a importância de seu papel como agentes de TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E AMBIENTAL

 

Exigimos de todos uma CONSCIÊNCIA ÉTICA. Integridade, respeito, transparência e responsabilidade são premissas básicas de uma organização que visa transformar a sociedade para melhor.  

 

Nossas ações visam a SUSTENTABILIDADE do projeto, sempre atuando dentro das melhores práticas de gestão, governança e mobilização de recursos. 


Acreditamos que articular PARCERIAS seja fundamental para o fortalecimento das comunidades em que estamos inseridos e de nosso projeto.

_MG_0851_high (1).jpg
NOSSA  HISTÓRIA
 
2002

O Mão Amiga foi idealizado por membros do movimento católico Regnum Christi, seguindo o modelo dos colégios Mano Amiga existentes no México, Chile e em outras localidades da América Latina. O município de Itapecerica da Serra cedeu um grande terreno para a construção da escola e o médico estadunidense Dr. Nicholas Perricone financiou o início das obras.

2006

O Colégio iniciou seu atendimento no ano de 2006 com apenas 48 crianças de 4 anos de idade,  com o objetivo de acompanhar o seu desenvolvimento até o ensino médio, abrindo novas turmas nos anos seguintes.

2013

A escola tornou-se um braço da rede VIS Foundation (Villaggio for International Solidarity), uma fundação laica e independente cuja missão é auxiliar na gestão de projetos humanitários com forte potencial de desenvolvimento pelo mundo, estando comprometida com a criação, manutenção e auxílio de centros de serviços e escolas em áreas vulnerabilidade social. Hoje atua em 20 países da América Latina, da África e da Ásia.

2016

Nossos primeiros alunos concluíram o ensino fundamental II e precisaram deixar o Mão Amiga, já que não dispúnhamos de condições para criar o ensino médio.

2018

O Mão Amiga pôde receber novamente estes alunos de braços abertos, após terem estudado por um ano nas escolas públicas. O ensino médio foi inaugurado graças ao patrocínio de dois investidores, que se comprometeram a custeá-lo por dois anos.

2019

Essa turminha pioneira e corajosa, que enfrentou os principais desafios da escola, vitoriosamente concluiu a 3ª série, encerrando o ciclo da educação básica. Uma formatura que entrou não somente para a história do Colégio, mas para a Educação como um todo em nosso país, provando que o terceiro setor e o modelo de escolas filantrópicas de qualidade são uma das pontes para um futuro mais justo para todos.