012.png
43080705-1281503198658125-69330657668916

   O Colégio Mão Amiga é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que se diferencia por ser uma escola filantrópica (com a Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social - CEBAS/Educação) que garante um ensino formal de qualidade a 660 crianças e adolescentes de baixa renda, desde a educação infantil até o ensino médio. 

A escola está localizada no bairro Jardim Santa Júlia, periferia da cidade de Itapecerica da Serra, a 1 Km da divisa com o município de São Paulo. Trata-se de uma região de grande vulnerabilidade social, uma vez que há pouca oferta de empregos, preponderando o mercado informal, o tráfico de drogas e a violência.

 

Quem Somos

 
ong-colegio-mao-amiga-capa.png
  • Um ensino de qualidade comprovada (pelas estatísticas do ENEM e do SARESP) com todas as disciplinas obrigatórias e outras extracurriculares;
     

  • Um Projeto Pedagógico que se pauta na formação integral, abrangendo todas as dimensões do indivíduo e o desenvolvimento de valores humanos sólidos;
     

  • Conscientização socioambiental abordada em toda a vida escolar, com ênfase na disciplina de Participação Social e em projetos de voluntariado dos alunos;
     

  • Livros didáticos da Editora Moderna até o 8º ano e livros e outras ferramentas acadêmicas da rede de ensino Poliedro a partir do 9º ano;

  • Ferramentas Digitais, entre elas 60 chromebooks e a plataforma Google for Education, para uso de todos os alunos e colaboradores; Educação Infantil em tempo integral;
     

  • Aulas de inglês desde a Educação Infantil; Atividades culturais e esportivas no contraturno escolar;
     

  • Curso pré-vestibular para os alunos do 3º ano do Ensino Médio no contraturno escolar;
     

  • Grande enfoque na formação dos professores por meio de fortes parcerias com escolas particulares de São Paulo;

O Que Oferecemos

 
43080705-1281503198658125-69330657668916

Nossos Beneficiarios

  • Neste ano, temos 693 estudantes matriculados no Colégio Mão Amiga, os nossos beneficiários diretos. Ao todo são 539 famílias e mais de 1600 beneficiários indiretos: pais, mães, responsáveis, irmãos (não matriculados) e parentes próximos que vivem com os alunos. Todos residem na periferia de Itapecerica da Serra-SP, em bairros próximos à escola.

    Entre as famílias, 90% possui renda per capita mensal inferior a um salário mínimo e meio e 36% inferior a meio salário mínimo. Aproximadamente 31% dos pais e responsáveis por nossos alunos não puderam completar o Ensino Médio e somente 17% possui nível superior completo. Este quadro nos impulsiona a fazer de tudo para transformar as famílias e a comunidade através da educação.

mao8.jpg
Missão, Visão e Valores
 
NOSSA MISSÃO

Impulsionar o poder transformador de cada um por meio da educação e de atividades socioculturais para quebrar o ciclo da pobreza

NOSSA VISÃO

Diminuir as desigualdades de nosso país através da educação, consolidando-nos como uma escola filantrópica de excelência para crianças e adolescentes de baixa renda.

NOSSOS VALORES

O COMPROMISSO COM A EXCELÊNCIA, tanto em nível pedagógico quanto organizacional, é algo que jamais abrimos mão.

 

O ACOLHIMENTO e a ATENÇÃO PERSONALIZADA são os pontos de partida de nosso trabalho e de nosso modelo formativo. 

 

Acreditamos em uma FORMAÇÃO INTEGRAL que vai além dos conhecimentos curriculares, englobando todas as dimensões da pessoa humana: inteligência, vontade e afetividade. 

 

A valorização da AUTONOMIA e do SENSO CRÍTICO são importantes tanto na formação de nossos alunos quanto na capacitação de nossos colaboradores.

Nos empenhamos para que nossos alunos e colaboradores reconheçam a importância de seu papel como agentes de TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E AMBIENTAL

 

Exigimos de todos uma CONSCIÊNCIA ÉTICA. Integridade, respeito, transparência e responsabilidade são premissas básicas de uma organização que visa transformar a sociedade para melhor.  

 

Nossas ações visam a SUSTENTABILIDADE do projeto, sempre atuando dentro das melhores práticas de gestão, governança e mobilização de recursos. 


Acreditamos que articular PARCERIAS seja fundamental para o fortalecimento das comunidades em que estamos inseridos e de nosso projeto.

_MG_0851_high (1).jpg
NOSSA  HISTÓRIA
 
2002

O Mão Amiga foi idealizado por membros do movimento católico Regnum Christi, seguindo o modelo dos colégios Mano Amiga existentes no México, Chile e em outras localidades da América Latina. O município de Itapecerica da Serra cedeu um grande terreno para a construção da escola e o médico estadunidense Dr. Nicholas Perricone financiou o início das obras.

Scan 8.jpg
2006

O Colégio iniciou seu atendimento no ano de 2006 com apenas 48 crianças de 4 anos de idade,  com o objetivo de acompanhar o seu desenvolvimento até o ensino médio, abrindo novas turmas nos anos seguintes.

Scan 2.jpg
2013

A escola tornou-se um braço da rede VIS Foundation (Villaggio for International Solidarity), uma fundação laica e independente cuja missão é auxiliar na gestão de projetos humanitários com forte potencial de desenvolvimento pelo mundo, estando comprometida com a criação, manutenção e auxílio de centros de serviços e escolas em áreas vulnerabilidade social. Hoje atua em 20 países da América Latina, da África e da Ásia.

b2b60cbb-03ff-4cf4-8a94-51f4dfe08302.jpg
2016

Nossos primeiros alunos concluíram o ensino fundamental II e precisaram deixar o Mão Amiga, já que não dispúnhamos de condições para criar o ensino médio.

1.jpeg
2018

O Mão Amiga pôde receber novamente estes alunos de braços abertos, após terem estudado por um ano nas escolas públicas. O ensino médio foi inaugurado graças ao patrocínio de dois investidores, que se comprometeram a custeá-lo por dois anos.

2.jpeg
2019

Essa turminha pioneira e corajosa, que enfrentou os principais desafios da escola, vitoriosamente concluiu a 3ª série, encerrando o ciclo da educação básica. Uma formatura que entrou não somente para a história do Colégio, mas para a Educação como um todo em nosso país, provando que o terceiro setor e o modelo de escolas filantrópicas de qualidade são uma das pontes para um futuro mais justo para todos. 

unnamed.jpg