top of page
Buscar
  • Foto do escritorMão Amiga

A importância da disciplina Projeto de Vida no Ensino Médio

“A falta de propósito é uma das principais causas da ansiedade e do estresse na sociedade moderna. É fundamental que os jovens aprendam desde cedo a definir seus objetivos e a estabelecer um plano de ação para alcançá-los". Augusto Cury


A disciplina de Projeto de Vida é um itinerário formativo essencial para os estudantes do Ensino Médio, uma vez que nessa fase da vida os jovens estão passando por um momento de transição e precisam tomar decisões importantes que terão impacto em seu futuro. Como professora de Português, tenho a oportunidade de coordenar essa disciplina, e tenho visto como ela tem sido importante para o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos nossos alunos.


Através da disciplina, os alunos são incentivados a refletir sobre suas escolhas, estabelecer prioridades e aperfeiçoar suas habilidades de planejamento. E em parceria com a equipe da Fundação Iochpe com o Programa Mentorare, através das trilhas planejadas estrategicamente, são abordados temas relevantes e atuais, instigando e desafiando os alunos a buscar conhecimento sobre as suas relações socioeconômicas, acadêmicas e consequentemente profissionais. Essas trilhas permitem que os alunos percorram através de um caminho pré-estabelecido, mas que ao mesmo tempo possam explorar diferentes possibilidades e experimentar abordagens distintas para o desafio encontrado, criando, assim, uma reflexão analítica e crítica de suas escolhas e projeções.


O Colégio Mão Amiga tem uma filosofia e meta social muito importantes para os jovens do Ensino Médio. Desde a sua fundação, a instituição tem se dedicado a oferecer uma educação integral significativa, e a disciplina de Projeto de Vida tem sido uma das ferramentas que temos utilizado para alcançar esse objetivo. As aulas têm contribuído significativamente para o futuro dos nossos alunos, pois através delas, eles têm a oportunidade de explorar seus interesses, habilidades e valores, e a partir disso, definir metas e estratégias para alcançar seus objetivos.


Além disso, as aulas atuam em consonância com o estudo feito pelo psicólogo e escritor Augusto Cury, na qual em sua obra "Ansiedade - Como Enfrentar o Mal do Século", destaca que "a falta de propósito é uma das principais causas da ansiedade e do estresse na sociedade moderna. É fundamental que os jovens aprendam desde cedo a definir seus objetivos e a estabelecer um plano de ação para alcançá-los". E diante disso, percebe-se a relevância da disciplina na formação dos jovens e como ela pode auxiliá-los a tomar decisões mais conscientes.


O Mão Amiga está comprometido em oferecer uma educação de qualidade aos seus estudantes, e a disciplina de Projeto de Vida é uma das maneiras pelas quais buscamos alcançar esse objetivo. E, como professora, sinto-me grata em poder contribuir para o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos nossos alunos. Acredito que a parceria com a Fundação Iochpe tem sido fundamental para enriquecer o conteúdo das aulas e proporcionar uma experiência mais interativa e envolvente. Espero que essa parceria possa continuar trazendo benefícios para os estudantes do ensino médio do Colégio, e que cada vez mais jovens possam se preparar para desafios do mundo atual.



Professora de Língua Portuguesa Cristiana de Farias Ribeiro


Referências bibliográficas:

BARDINELLI, Renata; CARVALHO, Mônica; BORGES, Aline. O papel da disciplina Projeto de Vida na formação integral dos estudantes do Ensino Médio. Revista Eletrônica em Educação e Tecnologia, v. 6, n. 1, p. 1-16, 2020.


FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. Paz e Terra, 2017.


58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Do Aconchego do Lar à Sala de Aula: Uma Jornada Compartilhada

Nos primeiros anos de vida, o lar é o universo da criança. É nele que ela dá seus primeiros passos, pronuncia suas primeiras palavras e constrói suas primeiras memórias. O aconchego, a proteção e os e

Commenti


bottom of page