• Foto do escritorMão Amiga

Do olhar curioso ao investigativo

… Do olhar curioso ao investigativo… Olhar ordinário com olhos extraordinários (Loris Malaguzzi).

A educação infantil, na primeira etapa da educação básica, desempenha um papel crucial no desenvolvimento das crianças, preparando-as para uma vida de aprendizado e crescimento. Uma abordagem educacional eficaz nesse estágio inicial da vida é a utilização de projetos pedagógicos, que proporcionam inúmeros benefícios para as crianças em seu processo de desenvolvimento. Os projetos investigativos, conhecidos também como projetos de pesquisa, são uma metodologia que permite a investigação ativa, exploração, busca de respostas e resolução de problemas, incentivando a curiosidade e a colaboração.

Com isso, o projeto investigativo desenvolve no aluno um papel ativo, levando-os a se envolverem em pesquisas, observações, experimentos, etc., promovendo a aprendizagem prática e o pensamento crítico; são pensados e planejados a partir do que a criança traz em suas curiosidades.

Desta forma, a autora e doutora Maria Alice Proença traz em seu livro "Prática Docente" que os professores precisam "ouvir atentamente as falas dos estudantes e transformar em um olhar de investigação". Concluímos assim que os projetos investigativos não apenas devem promover o aprendizado acadêmico, mas também preparar os alunos para a vida adulta, onde a capacidade de investigar, analisar informações e resolver problemas é fundamental.

Equipe de Coordenação Acadêmica do Colégio Mão Amiga