• Foto do escritorMão Amiga

O Mão Amiga Na Pandemia

Atualizado: 21 de out. de 2022

Já faz mais de sete meses que as atividades presenciais de nosso Colégio foram suspensas por ocasião do novo coronavírus. No entanto, nossos alunos e alunas continuam estudando e nós continuamos trabalhando, mais do que nunca, para oferecer a melhor educação possível, apesar de todos os desafios.

Como um projeto social, nossa atuação vai muito além da sala de aula.

Se for preciso, nós levamos a sala de aula até a casa do aluno.

E é isso o que estamos fazendo!

AÇÕES EMERGENCIAIS

Sabemos que muitos dos responsáveis por nossos alunos estão impossibilitados de trabalhar, e que muitos perderam seus empregos. Sendo assim, nossa primeira ação de auxílio emergencial foi a SUSPENSÃO TOTAL DAS MENSALIDADES durante os meses de maio, junho e julho. Hoje, 20% de nossa receita vem das mensalidades, que são cobradas de acordo com as condições financeiras de cada família. Lembrando que todos os nossos alunos são bolsistas e que 70% deles possuem bolsas que variam entre 80% e 100% de gratuidade.

FUNDO EMERGENCIAL

Deixaremos de receber nestes três meses de suspensão das mensalidades um total de R$222.393,15, do qual não podemos abrir mão. Por conta disso, criamos um FUNDO EMERGENCIAL DE DOAÇÕES para o Colégio. Assim poderemos sobreviver a esta crise e, em breve, abrir a nossa querida escola!

Banco Itaú

Ag. 3006

CC 03.598-8

Instituto VIS Foundation Brasil

CNPJ 05.057.822/0001-22

CAMPANHA DE CESTAS BÁSICAS

O Colégio criou uma campanha de doação de cestas básicas, com a meta de arrecadar, no mínimo, 3 mil cestas, beneficiando cada uma das famílias atendidas pelo Mão Amiga e outros projetos da região, no valor de R$ 62,00 cada. A campanha foi finalizada com 6.163 cestas arrecadadas e distribuídas!

GARANTINDO ACESSIBILIDADE

Algumas das famílias de nossos alunos tiveram dificuldades em se adaptar ao modelo de educação a distância, pois nem todas dispunham de computadores ou planos de internet. Sendo assim, o Colégio precisou tomar as seguintes medidas a fim de dar continuidade aos estudos destes alunos:

• 73 computadores emprestados (incluindo os 60 chromebooks doados pela empresa Agility em 2019)

• 15 instalações de internet custeadas pelo Colégio

• 8 planos de internet custeados pelo Colégio por 6 meses

CONTINUIDADE DOS ESTUDOS

Em 2019, a empresa Nuvem Mestra passou a oferecer mentoria gratuita na implementação e gestão do serviço Google for Education. Por meio dele, todos os funcionários, professores e alunos possuem uma conta Google gratuita com armazenamento ilimitado e podem acessar inúmeras ferramentas online. Graças a esta importante parceria, o Mão Amiga teve condições muito melhores de enfrentar os desafios educacionais que vieram com as medidas de distanciamento social.

Por meio do Google Suit for Education cada aluno ou professor possui uma conta de e-mail com armazenamento ilimitado no Drive e acesso a diversas ferramentas como Planilhas, Documentos, Apresentações, Agenda, Google Meet e Google Sala de Aula.

Por meio da ferramenta Google Meet, os alunos assistem aulas ao vivo transmitidas por seus professores nos horários convencionais. Também é utilizada para reuniões em grupo, apresentação de trabalhos e seminários. A equipe pedagógica também realiza suas reuniões por meio desta plataforma.

A plataforma Google Sala de Aula permite aos professores criar e monitorar um espaço virtual para suas turmas, onde podem compartilhar documentos, exercícios, atribuir notas, dar feedbacks e se comunicar diretamente com os alunos.