Buscar
  • Mão Amiga

A Metamorfose da Escola

A educação já não cabe no formato escolar do final do século XIX.


Josilene Coelho dos Santos - Coordenadora do Ensino Fundamental II do Colégio Mão Amiga


A escola precisa ser capaz de responder aos desafios da contemporaneidade. Isso implica a criação de um novo ambiente educativo (espaço, metodologia, tecnologia, práticas de cooperação e formação docente). É, sim, desafiador inovar em sala de aula, porém o modelo educativo que consolidou-se e difundiu-se em todo o mundo até os dias de hoje, não atende mais às demandas do aluno do século XXI. Devemos ser capazes de construir uma proposta transformadora, promovendo assim um processo de metamorfose.

António Nóvoa, reconhecido internacionalmente co­mo um grande pensador da educação atual e autor de mais de 100 trabalhos científicos na área pedagógica, reitera que vivemos em uma nova revolução do conhecimento, na qual não se aprende mais da mesma maneira como antigamente, pois é preciso pensar o conjunto da formação dos alunos de uma forma mais ampla, de maneira que abarque o novo.

A formação docente é decisiva para que a metamorfose da escola aconteça. É preciso concentrar a atenção no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, proporcionando-lhes experiências pedagógicas significativas que os tornem aptos a atender demandas complexas e a atuar no mundo.

Nóvoa (2019) ainda afirma que, a metamorfose da escola acontece sempre que os professores se juntam em coletivo para pensarem o trabalho, para construírem práticas pedagógicas diferentes. “

É urgente! O Colégio Mão Amiga tem desenvolvido um trabalho de forma a ressignificar as aprendizagens no contexto das diferentes áreas, desenvolvendo o protagonismo dos alunos, e oferecendo-lhes condições e ferramentas para que possam não só interagir criticamente com diversos conhecimentos e fontes de informação, mas também elaborar hipóteses e experimentá-las.

"A ideia de metamorfose é que, basicamente, tudo deve mudar" ( Edgar Morin).




Referências


NÓVOA, Antônio, Escola e professores: proteger, transformar, valorizar.

Gostei muito dessa conclusão falando do trabalho do Colégio Mão Amiga.

111 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo