top of page
Buscar
  • Foto do escritorMão Amiga

Jornada Pedagógica 2023

Acolhimento, escuta dos educadores e construção conjunta.


Um novo ano letivo, e a rotina se reinicia. A Jornada Pedagógica do Colégio Mão Amiga, que aconteceu entre os dias 19 e 25 de janeiro marcou a retomada das atividades e, para nós, foi norteadora dos caminhos que serão percorridos em 2023.

O evento propiciou um momento de acolhida e troca entre todos os colaboradores, desde professores, coordenadores e gestores que participaram de palestras e oficinas diversas para alinhar um novo olhar às práticas do trabalho pedagógico, o que também promoveu diversas reflexões sobre a importância das relações interativas dentro do ambiente escolar.

Os principais tópicos abordados foram:

  • Protagonismo do aluno;

  • Aprendizagem significativa;

  • Avaliação mediadora;

  • Construção de projetos interdisciplinares, com áreas de conhecimento conversando entre si;

  • Relações interativas: escuta, observação, Eu x Outro, vínculos de confiança, socialização, acolhimento e construção;

  • Abordagem dos teóricos que embasam o trabalho docente: Jean Piaget, Lev Vygotsky, Paulo Freire e Jussara Hoffman.



Os professores ainda fizeram uma análise e estudo da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para elaboração do Currículo Pedagógico, já que nosso foco principal é concentrar a atenção no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, proporcionando-lhes experiências pedagógicas significativas que os tornem aptos a atender demandas complexas e a atuar no mundo.

Cada segmento definiu as habilidades específicas e as competências a serem contempladas em cada ano/série, tendo como princípio norteador de suas diretrizes a aprendizagem significativa. A partir deste estudo e revisão, os professores montaram seu planejamento, onde após a discussão e reflexão, deu-se prosseguimento à construção do planejamento das aulas.

Para nós, não é a aprendizagem que deve se ajustar ao ensino; é este que deve potencializar a aprendizagem!



Premissas Educacionais


O Colégio Mão Amiga foi fundado em 2006, e suas premissas educacionais sempre se alicerçaram em uma educação humanística, a qual pressupõe uma formação integral: privilegia o conhecimento acadêmico de excelência, o saber abrangente sem preconceitos, mas também a conduta ética e moral do aluno, suas vocações, competências e habilidades, preparando-o para ser protagonista do seu próprio futuro. Para nós, desenvolver moralmente uma criança é ensinar-lhe o compromisso e o respeito pelo outro, por sua comunidade, por seu país. É mostrar-lhe os princípios que inspiram a justiça e o amor.

Conectado às questões do presente e aberto aos caminhos do futuro, o Colégio Mão Amiga investe em infraestrutura, em tecnologia e na formação de seus professores, garantindo a excelência pedagógica. O projeto pedagógico alia a experiência de vida do estudante aos conhecimentos adquiridos na escola, valorizando fortemente a aprendizagem significativa. Além disso, promove diálogo constante com as famílias.

Convicta de que seu papel é o de oferecer uma educação de excelência, tornando o aluno um cidadão consciente e atuante, a equipe do Mão Amiga promove ações de responsabilidade social que despertam o espírito de solidariedade e o comprometimento com o processo de desenvolvimento do país.



Equipe de coordenadores

Mão Amiga

172 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Nos primeiros anos de vida, o lar é o universo da criança. É nele que ela dá seus primeiros passos, pronuncia suas primeiras palavras e constrói suas primeiras memórias. O aconchego, a proteção e os e

bottom of page