Acolhimento, escuta dos educadores e construção conjunta.
Um novo ano letivo, e a rotina se reinicia. A Jornada Pedagógica do Colégio Mão Amiga, que aconteceu entre os dias 19 e 25 de janeiro marcou a retomada das atividades e, para nós, foi norteadora dos caminhos que serão percorridos em 2023.
O evento propiciou um momento de acolhida e troca entre todos os colaboradores, desde professores, coordenadores e gestores que participaram de palestras e oficinas diversas para alinhar um novo olhar às práticas do trabalho pedagógico, o que também promoveu diversas reflexões sobre a importância das relações interativas dentro do ambiente escolar.
Os principais tópicos abordados foram:
Protagonismo do aluno;
Aprendizagem significativa;
Avaliação mediadora;
Construção de projetos interdisciplinares, com áreas de conhecimento conversando entre si;
Relações interativas: escuta, observação, Eu x Outro, vínculos de confiança, socialização, acolhimento e construção;
Abordagem dos teóricos que embasam o trabalho docente: Jean Piaget, Lev Vygotsky, Paulo Freire e Jussara Hoffman.
Os professores ainda fizeram uma análise e estudo da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para elaboração do Currículo Pedagógico, já que nosso foco principal é concentrar a atenção no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, proporcionando-lhes experiências pedagógicas significativas que os tornem aptos a atender demandas complexas e a atuar no mundo.
Cada segmento definiu as habilidades específicas e as competências a serem contempladas em cada ano/série, tendo como princípio norteador de suas diretrizes a aprendizagem significativa. A partir deste estudo e revisão, os professores montaram seu planejamento, onde após a discussão e reflexão, deu-se prosseguimento à construção do planejamento das aulas.
Para nós, não é a aprendizagem que deve se ajustar ao ensino; é este que deve potencializar a aprendizagem!
Premissas Educacionais
O Colégio Mão Amiga foi fundado em 2006, e suas premissas educacionais sempre se alicerçaram em uma educação humanística, a qual pressupõe uma formação integral: privilegia o conhecimento acadêmico de excelência, o saber abrangente sem preconceitos, mas também a conduta ética e moral do aluno, suas vocações, competências e habilidades, preparando-o para ser protagonista do seu próprio futuro. Para nós, desenvolver moralmente uma criança é ensinar-lhe o compromisso e o respeito pelo outro, por sua comunidade, por seu país. É mostrar-lhe os princípios que inspiram a justiça e o amor.
Conectado às questões do presente e aberto aos caminhos do futuro, o Colégio Mão Amiga investe em infraestrutura, em tecnologia e na formação de seus professores, garantindo a excelência pedagógica. O projeto pedagógico alia a experiência de vida do estudante aos conhecimentos adquiridos na escola, valorizando fortemente a aprendizagem significativa. Além disso, promove diálogo constante com as famílias.
Convicta de que seu papel é o de oferecer uma educação de excelência, tornando o aluno um cidadão consciente e atuante, a equipe do Mão Amiga promove ações de responsabilidade social que despertam o espírito de solidariedade e o comprometimento com o processo de desenvolvimento do país.
Equipe de coordenadores
Mão Amiga
Comments